quinta-feira, 10 de maio de 2018

Parlamento dos Jovens 2018


     Parlamento dos Jovens 2018 - Básico

     Com a vitória do Agrupamento de Escolas Miguel Torga juntamente com o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia na Sessão Distrital do Parlamento Jovem, cujo tema era “Igualdade de Género - Um debate para tod@s”, os deputados Inês Fonseca, Rodrigo Baptista, Beatriz Torrão e João Genésio acompanhados das jornalistas Rita Pires e Sofia Caldeira e dos respetivos professores envolvidos no projeto, Jorge Novo e Julieta Alves, viajaram até Lisboa no dia 16 de abril para participarem na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico. 
     
     A chegada à Assembleia da República compensou a longa viagem desde Bragança, onde fomos conhecendo deputados e jornalistas de outros círculos eleitorais como os de Vila Real e Viseu. Depois da chegada de todas as delegações, deu-se início à 1.ª parte das reuniões das Comissões, o debate na generalidade e na especialidade dos Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais. Passo a lembrar que as medidas aprovadas, na Sessão Distrital de Bragança, para o Projeto de Recomendação à Assembleia da República foram as seguintes:

  1. Eliminar a segregação profissional e todas as formas de discriminação. 
  2. Promover a igualdade no desporto e nas artes. 
  3. Promover a candidatura de mais mulheres à Assembleia da República. 
  4. Promover campanhas de sensibilização para a igualdade de género, nas escolas, empresas e comunidades locais. 

     A meio dos debates os Jornalistas e Professores tiveram uma visita guiada pelo Palácio de S. Bento, nomeadamente à Sala das Sessões e à Sala dos Passos Perdidos, assim chamada pelo facto de, no início da República em Portugal, as pessoas terem muita curiosidade de conhecer os deputados da Assembleia e fazer-lhes perguntas, mas nem sempre era fácil pois as sessões demoravam muito tempo e, para se entreterem, andavam de um lado para o outro - daí o nome “Passos Perdidos” pois nunca chegariam a nenhum lado. 

     Terminadas as reuniões às 16:00h para uma pausa para lanche, onde os deputados e jornalistas passaram a conhecer-se melhor, estas foram retomadas às 16:30h para uma 2.ª parte do debate na especialidade, a redação final do projeto de recomendação de cada Comissão e a seleção de perguntas a apresentar no Plenário. Às 18:15h, todos os participantes assistiram a um pequeno concerto na Sala do Senado. 
     O dia terminou com um grande jantar no refeitório dos Monges, onde o ambiente foi espetacular e muito divertido. Apenas em poucas horas já se notava uma grande cumplicidade entre os deputados e jornalistas dos vários distritos de Portugal. 

     Ao segundo dia, 17 de abril, às 10:00h, iniciava-se a abertura solene do Plenário pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Jorge Lacão, com ainda a presença do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, e a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. Jorge Lacão falou um pouco sobre a democracia e os seus 3 pilares fundamentais: o respeito pelos direitos das pessoas, a representação da vontade popular e a separação de poderes. Refletiu ainda sobre o papel social das mulheres ao longo da História e fez uma chamada de atenção para a violência entre os géneros, principalmente, para as gerações futuras. Acabou o seu discurso referindo que Portugal é o país que está em primeiro lugar na OCDE na representação das mulheres em áreas como as Ciências, as Engenharias, entre outras. O Presidente da Comissão de Educação e Ciência falou um pouco sobre a evolução dos direitos das mulheres em Portugal até à atualidade e a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade deu alguns exemplos para a igualdade entre géneros como: a repartição das tarefas domésticas, as violências no namoro ou qualquer outro tipo têm de passar a ser intoleráveis, acabar com a discriminação dos homossexuais e apelou para o respeito pelas diferentes orientações sexuais.
     Após o discurso das três diferentes autoridades, seguiu-se o período de perguntas aos Deputados da Assembleia da República nomeadamente ao Sr. Deputado Duarte Marques do PSD, à Sra. Deputada Susana Amador do PS, à Sra. Deputada Isabel Pires do BE, ao Sr. Deputado Hélder Amaral do CDS-PP, ao Sr. Deputado Miguel Tiago do PCP e ao Sr. Deputado José Luís Ferreira do PEV. A pergunta do círculo de Bragança foi a seguinte: 


     Como pensam atuar para combater a desertificação no interior? 
    “Acabar com as portagens, evidentemente. Não é compensar as pessoas pelas portagens, é acabar com as portagens, que são injustas, não fazem sentido (…) e acho que fazer regredir a política de destruição da produção nacional nos últimos tempos que tivemos, principalmente desde os tempos de Cavaco Silva, que acabou com a produção agrícola, que irradicou a produção industrial, e fazer frente a uma União Europeia que obriga Portugal a ser um consumidor e não um produtor. Nós precisamos de produzir e se usarmos o território para produzir, o território será povoado.”

 - Miguel Tiago, PCP

     No final das perguntas, os jornalistas “estagiários” puderam experimentar a sensação de uma verdadeira entrevista aos deputados da Assembleia, enquanto os deputados do Parlamento Jovem iniciaram o debate de Recomendação à Assembleia da República sobre o tema. 

      Qual foi o tema mais polémico que discutiu na Assembleia da República? 
    “Ahhh, vários, vários. Este tema, por exemplo, da banca que discutimos aqui, é muito polémico porque é muito angustiante e muito revoltante sabermos que os acionistas gerem mal o banco e depois nós termos de ajudar a pagar.” 

- Hélder Amaral, CDS-PP


     O que achou dos debates do Parlamento dos Jovens este ano?
     “Os debates foram giros, devo-vos dizer que as propostas não achei tão boas porque além de garantir a igualdade é difícil propor regras concretas para isto, mas o debate foi melhor do que nos anos anteriores.”

- Duarte Marques, PSD

     De seguida, houve uma Conferência de Imprensa com o Presidente da Comissão de Educação e Ciência destinada aos jornalistas das escolas. 
     Às 14:00h, depois da pausa para almoço, conclui-se o debate e passou-se à votação final global da Recomendação, com as medidas propostas pelas diferentes comissões. Aprovado o texto de Recomendação, a Coordenadora do Grupo de Trabalho Parlamento dos Jovens da Comissão de Educação e Ciência, Laura Monteiro Magalhães, encerrou a Sessão Nacional com umas breves palavras e com a entrega dos diplomas. 
     Terminada a atividade, todos regressaram a casa, com a experiência de ser deputado ou jornalista durante dois dias e ficando também com a recordação do ambiente de amizade, partilha e confraternização. 

     “Eu acho que foi um projeto muito interessante para todos os alunos que participaram, ficamos muito mais à vontade e fizemos muitas amizades apesar de ter sido também um pouco intenso. Estarmos envolvidos e exprimir a nossa opinião sobre temas da atualidade, como a igualdade de géneros, mostra que os jovens também têm voz e são capazes de a usar e é isto que este projeto defende.”

 - Inês Fonseca, deputada da Miguel Torga


--


Sem comentários:

Enviar um comentário

- Entre! (8:30-17 h, na EBS MT | 9 h - 16 h, na EB Santa Maria)

A minha foto
Bragança
«A gente entra, e já está no Reino Maravilhoso» (Miguel Torga, in 'Portugal', 1950)

Quais são os + queridos, quais são?...

Subscrever RSS (via FeedBurner)

CAIXA DE RECADOS: comente, pergunte, deixe mensagem - biblioteca_torga


. - Em linha, no Skype:Skype Me™!

Get Skype and call me for free.

Seguidores